Fechar
Dia 26, Sexta-feira
15:40
Miguel Carvalhais
Meios Paradoxais: Imitação e Descorrelação nas Ferramentas Computacionais

Miguel Carvalhais é Professor Associado no Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. O seu trabalho investiga o design, a arte e a estética computacionais, tópicos a que dedicou dois livros: “Art and Computation” (2022) e “Artificial Aesthetics” (2016). A sua prática desenvolve-se entre o design, a música, arte sonora, performance, e instalação. Dirige a Crónica, editora dedicada à música experimental e arte sonora, e a conferência xCoAx, sobre computação, comunicação, estética e X.


A imitação é central para a computação digital e para as suas ferramentas e meios, que prometem até ir além dela e criar simulações e emulações. Estes modelos conceptuais têm sido também fundamentais para as formas como os meios computacionais são criados, e para as relações que com eles desenvolvemos, que não dependem apenas de modelos herdados de contextos não computacionais mas são profundamente influenciadas pela computação. Esta palestra irá explorar como nestes meios a computação inevitavelmente revela-se e exprime-se de formas incontroláveis, e como a sua natureza os leva a ser irredutíveis, descorrelacionados, e situados, e a contrariar a sua missão central como estabilizadores de informação.

Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 .