13º Algarve Design Meeting
Fábrica da Cerveja – Faro – 20 a 25 de Maio – 2024
CONFERÊNCIA - EXPOSIÇÕES - OFICINAS - LOJAS POP UP - ALUMNI TALKS - CINEMA – PERFORMANCES - VIDEOMAPPING - PROJETO MONTRA - ESPAÇO LOUNGE

A Universidade do Algarve-ESEC, em parceria com a Câmara Municipal de Faro e Associação Nacional de Designers, tem organizado anualmente e desde 2011 o Algarve Design Meeting, divulgando o design nacional e internacional, potenciando a ligação entre designers, empresas, academia, indústria e sociedade.


Todos os anos, por volta do mês de maio, a cidade de Faro converte-se na capital internacional do design, onde instituições, empresas, professores, investigadores, profissionais e o público em geral podem, através de várias atividades, ter contacto com vários projetos e talentos existentes nestes sectores da indústria criativa, fomentando o conhecimento entre os diferentes coletivos da nossa sociedade. 


Durante os últimos anos, o ADM ganhou notoriedade internacional, tendo já concretizado mais de 211 exposições, mais de 43 workshops, 24 conferências com a participação de mais de 144 oradores nacionais e internacionais, mais de 100 Lojas pop-up, 9 Festivais de Videomapping, 8 sessões de cinema, entre centenas a milhares de visitantes durante cada evento.

 

Em 2024 o Algarve Design Meeting realiza-se na semana de 20 a 25 de maio, na Fábrica da Cerveja, com algumas das atividades já previstas, como são exemplo a conferência, as exposições, as oficinas, as lojas pop-up, Projeto Montra, Alumni Talks, o festival de videomapping e muitos bons momentos de animação no espaço Lounge.

 

 

O ADM conta com os apoios institucionais da Direção Regional de Cultura do Algarve, Câmara Municipal de Faro, União das Freguesias de Faro, AND – Associação Nacional de Designers, Baixa de Faro, Universidade de Tomas Bata - Chéquia, ISMAI - Universidade da Maia, ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes - Portimão, ESAD − Escola Superior de Artes e Design - Matosinhos, Consulado Honorário da República Checa em Faro, Loulé Design Lab, Fórum Algarve, FNAC, Turbine Kreuzberg, Flow Productions, e dos apoios à divulgação através da Rua FM, Mais Algarve, Lusa, Postal, e Barlavento e com os patrocínios de Hotel Faro, Tertúlia Algarvia, Multicópias, Al-Gharb e Os Artistas.


Este é um trabalho de continuidade, que se tem tornado uma referência na disseminação e promoção do design, da Universidade do Algarve e da cidade de Faro, e que tem também como missão afirmar a região sul do país no mapa dos grandes eventos internacionais na área das indústrias criativas.

 

A imagem do evento, assim como todos os materiais promocionais, foram desenvolvidos no âmbito académico pelos alunos do terceiro ano do curso de design de comunicação, na Unidade Curricular de Seminário.


António Lacerda 

Coordenador geral 

alacerda@ualg.pt