Dia 25, Sábado
“Matters of Care” – Por uma ontologia urgente
Joana Lessa

A palestra “Matters of Care” nasceu da preparação de uma aula sobre Realismo especulativo e a discussão sobre uma ética pós-humanista e descolonialista. Da reflexão sobre o Antropoceno e do potencial criativo que os alunos de design detêm, surge uma visão urgente e integradora, como proposta de ultrapassar a dialética Natureza vs. Cultura (no sentido mais lacto do termo). Uma visão que podemos implementar no ensino, enquanto promotor da prática especulativa do Designer-sujeito-objecto (sujeito e objecto de reflexão e acção).

Joana Lessa é Professora-Adjunta na UAlg, onde lecciona desde 1999. É doutorada em Design, com investigação financiada pela FCT. Integra o grupo de investigação <DIV> do CIAUD-FAUL, com interesse em: Desenho para a Experiência; IxD e UX; Design Multisensorial; Turismo Cultural; Comunicação de Ciência. Membro do Comité de Aconselhamento da iniciativa da UNESCO – Water Museums Global Network e também da Cátedra da UNESCO em Ecohidrologia na UAlg.

Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 . Inscrições Gratuitas 🎟 📢 .