Hugo Mártires é professor adjunto convidado da ESEC - Universidade do Algarve e subdiretor do Curso Técnico Superior Profissional de Design de Videojogos, do qual foi cofundador em 2023. Leciona várias disciplinas na área das ciências informáticas e tecnologias.
Aindústria dos videojogos é hoje um dos setores mais dinâmicos e lucrativos do mundo, combinando arte, tecnologia e narrativa para criar experiências que transcendem fronteiras. Nos anos 80, Portugal desempenhou um papel surpreendentemente relevante no cenário tecnológico global, produzindo um equipamento que não só democratizou o acesso à computação doméstica, mas também abriu caminho para o desenvolvimento de videojogos, inspirando uma geração de criadores e entusiastas.
Hoje, a indústria portuguesa de videojogos vive um momento de grande dinamismo e reconhecimento internacional, com a consolidação de alguns clusters de desenvolvimento e boas perspetivas de crescimento a curto prazo. Este crescimento é impulsionado por uma nova geração de talentos, formados por diversas instituições espalhadas pelo país.
O fascinante processo de desenvolvimento dos videojogos, é uma jornada multidisciplinar que envolve áreas como desenho de personagens, conceção de ambientes, narrativa, programação, som e experiência do utilizador. A Universidade do Algarve abraçou este desafio desde o ano de 2023, com uma oferta formativa que tem como objetivo convergir conhecimentos e técnicas para formar profissionais que possam trabalhar no desenvolvimento de videojogos ao nível da análise, desenho, edição e produção, proporcionado aos alunos experiências em contexto de trabalho em empresas nacionais e internacionais.
Os videojogos são mais do que entretenimento: são experiências que desafiam a criatividade, unem culturas e contam histórias universais. Está na hora de contarmos a nossa!