Fechar
Design de Multimédia e Interacção
Curadoria: Joana Lessa, Professora Coordenadora

Selecção de dois exercícios realizados no âmbito da UC de Design de Multimédia e Interacção, do 2.º ano do Curso de Design de Comunicação, ano lectivo 2023-24.


 

Neste exercício, os alunos foram desafiados escolher um tema dentro de um dos seguintes “Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, estabelecidos pelas Nações Unidas: 5. Igualdade de Género; 13. Acção Climática; 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes, em torno do qual desenvolveram uma experiência para gerar consciência e acção.


 

O desenho para a Experiência, estabeleceu-se de modo etápico, explorando, o carácter multimédia, multi-sensorial e interactivo. 


 

Os resultados seleccionados, e que aqui se apresentam, focam o ODS 13: “Acção Climática”, integrando estratégias e discursos distintos.


Experiência interactiva “Diário das torneiras – Sensibilização para a problemática da seca no Algarve”, de Nuno Dias e Rúben Pires, no qual o grupo de alunos identificou que a solução para o problema se encontra “no sentido de comunidade, onde cada um poupa água para um bem comum”. De acordo com a Memória descritiva do grupo: “O utilizador é convidado a passar um dia na vida de um personagem.”, através do qual somos confrontados com os usos diários de água e seu impacto, promovendo a reflexão, num diálogo onde o sentido de humor combinado com o drama da seca, nos vai conduzindo ao longo de toda a experiência. No desenho, a cor adquire um papel principal, progredindo numa escala de tons frios para quentes,  com vista a reforçar a percepção do aumento médio da temperatura e de falta de água.

 

Experiência interactiva “Vórtex – Sensibilização sobre como as alterações climáticas e poluição afetam o oceano”, de Diogo Viegas, Sara Rosário e Mariana Ribeiro, na qual o grupo de alunos nos convida a descobrir pontos no globo terrestre que sofrem do impacto das alterações climáticas. Numa dinâmica de jogo, vamos identificando factos e, no final, somos confrontados com uma acelerada estratégia interactiva, em contra-relógio. Os alunos procuraram dirigir-se a um público jovem, segundo eles “a geração que mais sofrerá as consequências das mudanças climáticas” e batizaram o trabalho de Vórtex – o fenómeno que ocorre na região de baixa pressão, no centro de um redemoinho, simbolizando também “o futuro turbulento que vamos ter de enfrentar se a nossa geração não tomar medidas”.



Joana Lessa
Responsável pela UC DMI / Docente